Publicado: 09/04/2025 ás 08:00:00
Autor: Jornalista 0001873MT - José M. Cardoso Filho
Fonte: Departamento de Projetos e Ações Legislativas
O documento de nº 115/25, de autoria do vereador Ruam Batista, direcionado ao prefeito Rodrigo Luiz Benassi, c/c à Sra. Mara Lemos Martins, Secretária Municipal de Saúde e Saneamento Básico de Colíder e à Guarda Municipal de Trânsito, mostrando a necessidade e a importância formular um Projeto de Lei que institui a campanha autista à bordo no âmbito do município de Colíder - MT.
"A presente indicação tem a pretensão de que o Poder Executivo Municipal encaminhe a esta Casa de Leis projeto que dispõe sobre instituir a campanha autista a bordo no âmbito do município de Colíder – MT, que tem por finalidade a conscientização de motoristas sobre o respeito às pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista.
A Campanha será organizada e realizada pela Prefeitura Municipal de Colíder, através da Guarda Municipal de Trânsito que adotarão as seguintes ações:
• palestras educativas sobre o Transtorno do Espectro Autista com o objetivo de sensibilizar motoristas a evitar buzinas, faróis altos e ultrapassagens, promovendo um ambiente mais seguro;
• distribuição de adesivos para a afixação em veículos que transportarão portadores de TEA, mediante apresentação de laudo;
• divulgação das legislações vigentes relacionadas ao TEA em repartições públicas.
A implementação dessas iniciativas contribuirá significativamente para o fortalecimento da inclusão e do respeito à diversidade e atender as necessidades das pessoas com autismo.
Diante do exposto é que reforçamos a relevância desta solicitação e contamos com o compromisso do Executivo Municipal para atender a essa demanda”. Finalizou o vereador Ruam Batista.
De autoria também do vereador Ruam Batista, o requerimento de nº 03/25, direcionado ao Senhor, Sidnei da Silva Carvalho – Secretário Municipal de Educação, c/cópia ao prefeito de Colíder-MT, Rodrigo Luiz Benassi, a fim de que seja remetido a este Parlamento Municipal, informações a respeito do andamento das obras de reforma e manutenção do prédio escolar da Escola Municipal Infantil Vereador José.
As matérias foram aprovadas por unanimidade na sessão ordinária da Câmara Municipal de Colíder-MT, noite 04/04/25, e serão encaminhadas para o gestor tomar as providências que o caso requer.