Publicado: 18/03/2021 ás 11:36:00
Autor: Sérgio Ober
Os vereadores de Colíder estão preocupados com a falta de uma fiscalização mais atuante e rigorosa das medidas de prevenção contra a covid-19 no município. Para solicitar ações mais vigorosas, a presidente da Câmara, Ana Flávia Rodrigues (Flavinha), e os vereadores Marcelo Canova, Maria Helena, Zé Moreira, Adriano Santos e Luiz Fiscal se reuniram na manhã desta quinta-feira (18.03), no gabinete do governo municipal, com o prefeito Hemerson Máximo (Maninho).
Em 15 de janeiro, a Câmara de Colíder já havia protocolado na Prefeitura um ofício -- de autoria do vereador Marcelo Canova e chancelado pelos demais parlamentares -- que solicita ao prefeito Maninho e ao secretário municipal de Saúde, Franciano Perego, providências urgentes para fortalecer as medidas de enfrentamento ao vírus.
O documento sugere a elaboração de um novo decreto com medidas restritivas, retorno da Central Municipal de Atendimento de Covid para a Escola Fábio Ribeiro, implantação de postos de orientação e fiscalização nas principais avenidas do centro e nos bairros, visitas periódicas aos comércios para orientar sobre o uso obrigatório de máscara, higienização e distanciamento, reunião com lideranças de igrejas, entidades civis e Associação Comercial e
Empresarial de Colíder (Acic) e instituição da Comissão Municipal da Covid-19.
“Nós cobramos do prefeito respostas sobre esse documento que apresentamos lá no começo do ano”, diz Flavinha. “Cobramos o aumento da fiscalização das medidas restritivas, solicitamos informações sobre as iniciativas que a prefeitura está adotando, perguntamos sobre o Hospital Regional, a aplicação das vacinas e pedimos para que sejam fechados os parquinhos no Lago do Pioneiro e em toda a cidade, entre outras apontamentos que fizemos”, relata a presidente do legislativo.
REDUÇÃO DO CONTÁGIO
Conforme Flavinha, o município precisa adotar um protocolo que atenda todos os moradores de Colíder, os trabalhadores privados e, também, os servidores municipais. “Esse protocolo é uma exigência da Organização Mundial da Saúde”, argumenta a parlamentar. “Também não podemos esquecer de atender as necessidades das nossas famílias carentes”, acrescenta a vereadora, que afirma que a solicitação dos vereadores atende cobranças feitas pela população.
Até esta quarta-feira, de acordo com o boletim da Secretaria Municipal de Saúde, 67 pessoas faleceram em decorrência da covid-19. “Para evitar mais mortes, as nossas proposições são fundamentais para contribuir e reduzir o contágio e evitar o colapso no sistema de saúde de Colíder”, avalia Flavinha. “Com certeza, o prefeito Maninho, que é uma pessoa sensível, vai adotar uma série de medidas para conter a pandemia em todo o município”, pontua.
Redação: Sérgio Ober