Publicado: 06/10/2021 ás 16:44:00
Autor: Sérgio Ober

A presidente da Câmara de Colíder, Ana Flávia Rodrigues Ramiro (Flavinha), e os vereadores Marcelo Canova e Zé Moreira participaram nesta terça-feira (05.10), no auditório do legislativo municipal, da reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde da região Norte Matogrossense e do Hospital da Visão para debater temas relacionados às cirurgias oftalmológicas, principalmente, catarata.

O diretor do Hospital da Visão de Sinop, Ideraldo Pires da Costa, falou sobre o funcionamento da unidade, prestação de serviços médicos, tratamento clínico e tecnologia. O Hospital da Visão é administrado pelo Instituto Lions da Visão Norte de Mato Grosso e atende 35 municípios da região, gratuitamente, através do Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios com as prefeituras.

Flavinha argumenta que os municípios não possuem a estrutura necessária para atender a demanda regional sem um hospital de referência local. “Haveria essa necessidade de levar os pacientes para Cuiabá, o que inviabiliza as cirurgias para a maioria dessas pessoas que necessitam do procedimento e não tem condições para buscar atendimento particular”, destaca a presidente da Câmara de Colíder. “Temos a obrigação de cuidar da visão das pessoas”, acrescenta.

CONVÊNIO

Os secretários municipais apresentaram a demanda referente às cirurgias de visão, sugerindo que poderiam ser viabilizadas através de convênio com o consórcio. Os seis municípios atendidos pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da região Norte Matogrossense possuem um possível contingente de 10,8 mil pessoas com a visão prejudicada pela catarata. Esse número significa cerca de 15,83% da população de 68,6 mil habitantes da região.

Conforme dados do Hospital da Visão, 6.517 pacientes de Colíder, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Nova Santa Helena, Itaúba e Nova Guarita necessitam de cirurgias de catarata todos os anos, o que corresponde a média de 543 procedimentos diários.

Redação: Sérgio Ober

Fotos: Halef Herbert