Publicado: 13/02/2025 ás 10:17:00
Autor: Assessoria Câmara
A Câmara Municipal aprovou a indicação de nº 011/25, direcionada ao prefeito de Colíder, Rodrigo Luiz Benassi e ao deputado Estadual Dilmar Dal Bosco, sugerindo a necessidade de formular um convênio com o governo do Estado de Mato Grosso para a implantar o IML – Instituto Médico Legal, em Colíder.
A população de Colíder, tem sofrido pela ausência de um IML – Instituto Médico Legal, quando necessita de perícias os exames de necropsias.
Infelizmente em um dos momentos mais difíceis para as famílias é a perca de um ente querido. Esta família, além da dor, da perca, precisa lidar com a angústia de esperar a liberação do corpo do ente. Atualmente os exames de necropsia estão sendo realizados em Sinop, Alta Floresta ou Guarantã do Norte, dependendo do caso, o corpo é entregue a família depois de várias horas, e por diversas vezes várias famílias colidenses tiveram que reduzir o tempo do velório, pois o corpo já inicia estado de decomposição.
Com a instalação do IML em Colíder as pericias terão agilidades, além da população colidense ser agraciada com outras pericias complementares.
Importante frisar que a pouco tempo o município perdeu o contrato de um médico legista com o Governo do Estado por falta de instrumentos de trabalho.
O médico contratado que chegou a atuar no município, fez a capacitação e o treinamento na POLITEC Mato Grosso, cujo o nome do Profissional constava no site da politec.mt.gov.br, e o município de Colíder aparece como contemplado até nos dias de hoje.
Justifica a vereadora Joize. “Assim, atendendo o anseio da população diante da real necessidade, indico que seja buscado meios, convênio com o Governo do Estado de Mato Grosso, visando garantir a implantação de uma unidade de IML – Instituto Médico Legal Colíder.
A referida indicação foi aprovada por unanimidade em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Colíder em 10/02/25. O documento será encaminhado para providências que o caso requer.