Publicado: 23/09/2025 ás 14:00:00
Autor: Jornalista 0001873MT – José M. Cardoso Filho
Fonte: Departamento de Projetos e Ações Legislativas
Aprovada a indicação de nº 289/25, direcionada ao prefeito de Colíder-MT, Rodrigo Luiz Benassi, com cópia ao Sr. Adriano Ribeiro, Secretário Municipal de Infraestrutura, Obras e Urbanismo, mostrando-lhes a necessidade urgente da implantação de um redutor de velocidade no cruzamento da Avenida São Paulo com a Av. Princesa Izabel, neste município de Colíder - MT.
A presente solicitação fundamenta-se na crescente preocupação da comunidade local quanto à segurança no trânsito dessa região. O intenso fluxo de veículos, aliado a falta de mecanismo eficazes para a redução de velocidade, tem aumentado os riscos de acidentes, colocando em perigo motoristas, ciclistas e, principalmente, pedestres, incluindo crianças e idosos que circulam pelo local.
Além disso, a ausência de redutores de velocidade contribui para a imprudência de alguns condutores, que trafegam em alta velocidade, agravando a situação e tornando o cruzamento um ponto crítico para a mobilidade urbana segura. Assim, a instalação desse dispositivo não apenas disciplinará o tráfego, mas também garantirá maior proteção à população, prevenindo ocorrência que possam comprometer a integridade física dos cidadãos.
Aprovada também a indicação de nº 290/25, direcionada ao prefeito de Colíder-MT, Rodrigo Luiz Benassi, com cópia ao Sr. Eliel Motta, Secretário Adjunto de Assuntos Fundiários e Meio Ambiente, mostrando a importância e necessidade de que sejam tomadas medidas urgentes quanto ao desmatamento de áreas e assoreamento das nascentes das Comunidades São Judas Tadeu, São Marcos e Marco de Cimento, neste município de Colíder - MT.
A presente solicitação fundamenta-se na crescente preocupação da população das referidas comunidades quanto a falta de cuidado com a preservação das nascentes e áreas de reflorestamento que não estão sendo respeitadas em função da expansão agrícola naquela região.
Segundo relatos dos moradores da região, e tive a oportunidade de ver “in loco”, pessoas que arrendaram áreas naquelas localidades para plantio, desmataram tudo e drenaram as nascentes, destruindo as mesmas e, na comunidade Marco de Cimento um pequeno produtor informou que a parte de cima da nascente, que também foi arrendada, lá também o agricultor não respeitou as práticas ambientais da área de reflorestamento, que foi feito há anos, tudo foi destruído.
Conforme narrativas a preocupação é que se não forem tomadas ações urgentes em relação ao caso, no ano que vem não terão nem água para tratar o gado da região, porque a parte das nascentes acima estão todas assoreadas, pois onde foi reflorestado as máquinas drenaram tudo para transformar em lavoura, o que faz acreditar que ano que vem já vai haver consequências com a falta de água para o gado e demais necessidades.
Diante do exposto, esta indicação sugere ao Poder Público Municipal, através de seus departamentos competentes, promova iniciativas para fortalecer a sustentabilidade das mencionadas comunidades, bem como do município e reafirme o compromisso com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento socialmente justo.
Aprovada a indicação de nº 287/25, direcionada ao Prefeito de Colíder-MT, Rodrigo Luiz Benassi, com cópia ao Departamento de Projetos, mostrando a necessidade e a importância de viabilizar levantamento de custo para implantação de rede trifásica no trecho compreendido entre Rio do Meio (Bobaginha) até a Comunidade Marco de Cimento, neste município.
A presente indicação tem por objetivo atender uma demanda antiga dos moradores e produtores rurais da região, que enfrentam dificuldades em razão da limitação da rede elétrica atual. A implantação da rede trifásica proporcionará melhores condições para o desenvolvimento de atividades produtivas, beneficiando principalmente a agricultura familiar e pequenas propriedades que necessitam de energia de maior capacidade.
A segunda indicação de nº 288/25, também de autoria do vereador Fábio Furlanetto, direcionado ao prefeito de Colíder-MT, Rodrigo Luiz Benassi - Prefeito Municipal de Colíder/MT, com cópia ao Sr. Eliel Motta – Secretário Adjunto de Assuntos Fundiários e Meio Ambiente, mostrando-lhes a necessidade de promover ampla divulgação da coleta seletiva de recicláveis, por meio de campanhas midiáticas e ações educativas nas escolas do município.
A divulgação da coleta seletiva é fundamental para incentivar a participação da população, ampliar a consciência ambiental e contribuir para a destinação correta dos resíduos, garantindo benefícios sociais, econômicos e ambientais ao município.
As referidas indicações foram aprovadas unanimidade em sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Colíder-MT, noite 22/09/25. De autoria do vereador Carlos Pereira Martins, foram encaminhas para providências que o autor indicou.