Publicado: 28/01/2021 ás 13:03:00
Autor: Sérgio Ober

A vereadora Maria Helena (PSD), primeira-secretária da Câmara de Colíder, e o secretário municipal de Agricultura, Benedito Brito, estiveram nesta quarta-feira (27.01) no sítio Boa Sorte, na comunidade Areia, onde o maquinário cedido pelo governo municipal fazia a colheita do milho usado na produção de silagem destinada ao gado leiteiro. O produtor Paulo Tita investe na diversificação da alimentação das vacas e a silagem aumenta eficiência na produção de leite, principalmente durante o período de estiagem, que costuma ser rigoroso na região.

A parlamentar, que é defensora da agricultura familiar, ressalta que o apoio da Secretaria de Agricultura proporciona o aumento da rentabilidade nas propriedades rurais. “Essa é uma parceria que dá certo. Quando chega a estiagem, o produtor tem esse alimento para fornecer às vacas leiteiras, como é o caso da propriedade do Paulo Tita”, explica Maria Helena. “Então fomos lá, acompanhar de perto para conhecer melhor o processo”, acrescenta.

Maria Helena explica que a Secretaria de Agricultura cede o maquinário e o operador mediante o pagamento pelo produtor de um valor barato, bem abaixo daquele praticado pelo mercado. “É uma parceria muito vantajosa para o produtor rural que consegue produzir a baixo custo. O apoio da prefeitura resulta em uma economia significativa nas propriedades rurais”, enaltece a vereadora.

APOIO IMPORTANTE

O milho é uma das culturas mais utilizadas pelos agricultores de Colíder por apresentar um bom rendimento. “Então, graças a Deus, nós estamos tendo todo o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e do prefeito Maninho”, enfatiza Paulo Tita. “Nos outros anos, não era diferente. Mas, neste ano, está melhorando. Estão vindo máquinas novas. Estou muito satisfeito com a presença da vereadora Maria Helena e do secretário Dito aqui”, pontua o produtor leiteiro.

Benedito Brito diz que o maquinário da administração municipal está à disposição de todos os proprietários rurais. “A vantagem é o baixo custo operacional de produção na propriedade, o que aumenta a renda do produtor”, afirma o secretário. “E o produtor de leite tem que fazer isso: comida para a época da seca. E a Secretaria de Agricultura está à disposição para atender a demanda da agricultura familiar. O nosso obrigado à vereadora Maria Helena por nos acompanhar, pelo incentivo e por defender essa bandeira importante”, destaca.

 

Autor: Sérgio Ober


Todos os Direitos Reservados - Câmara Municipal de Colíder - 2025

Privacidade