Publicado: 24/04/2024 ás 08:00:00
Autor: Assessoria Câmara

Foto por: Assessoria Câmara

Durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Colíder, a vereadora Joize Marques apresentou uma indicação de suma importância para a saúde pública do município. A proposta da vereadora visa à convocação imediata dos demais agentes comunitários de saúde aprovados no concurso público municipal 001/2022.

Na Indicação, Joize Marques destaca a extrema urgência da situação, considerando a necessidade crucial desses profissionais para a prestação de serviços de saúde à comunidade. Além disso, ressalta a iminência das limitações do período eleitoral, o que pode atrasar ainda mais a solução desse problema.

A justificativa da vereadora se embasa na importância vital dos Agentes Comunitários de Saúde, que desempenham um papel fundamental no campo da saúde da família. Esses profissionais são responsáveis pela prevenção de doenças e promoção da saúde, através de ações domiciliares, comunitárias, individuais e coletivas.

É de conhecimento público que o município de Colíder enfrenta uma defasagem significativa no número de Agentes Comunitários de Saúde, deixando várias áreas dos Postos de Saúde da Família (PSF) descobertas por esses profissionais.

Outro ponto crucial ressaltado pela vereadora é o impacto negativo da falta desses profissionais, que acaba sobrecarregando aqueles que já estão em atuação. Essa sobrecarga prejudica diretamente a população e o município, uma vez que as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS), não são alcançadas devido à falta de pessoal.

Diante desse cenário preocupante, a proposta de Joize Marques visa não apenas suprir a carência de profissionais de saúde, mas também garantir que a população de Colíder tenha acesso aos serviços essenciais de saúde de forma adequada e eficiente.