Publicado: 19/03/2025 ás 08:58:00
Autor: Ademir Oliveira
No dia 17 de março de 2025, a vereadora Joize Marques apresentou duas importantes indicações na Câmara Municipal de Colíder, voltadas para a promoção da saúde e melhoria dos serviços públicos no município.
A primeira indicação propõe ao Poder Executivo a retomada das aulas de hidroginástica para os idosos da melhor idade, bem como a oferta de aulas de dança aeróbica, como a Zumba, a serem realizadas em espaços públicos, como a Praça Central. O objetivo da proposta é incentivar a prática de atividades físicas entre os idosos, promovendo a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dessa população. A atividade física regular é um importante meio de prevenção de doenças e contribui significativamente para a socialização e o lazer dos participantes.
Já a segunda indicação apresentada pela vereadora diz respeito à necessidade da convocação imediata dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) aprovados no Concurso Público 01/2022. A medida visa suprir a defasagem existente no quadro de profissionais da saúde e garantir o cumprimento das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, permitindo a continuidade e ampliação dos serviços de saúde no município.
Segundo a vereadora, a ausência de um quantitativo adequado de ACS tem gerado sérios impactos na prestação dos serviços de saúde à população, tanto na área urbana quanto na zona rural de Colíder.
As indicações aprovadas na Câmara, agora aguardam análise do Executivo Municipal para possível implementação das propostas.