Publicado: 26/02/2021 ás 07:23:00
Autor: Sérgio Ober
Promover atendimento 24 horas por dia, em todos os dias da semana e resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Essas são algumas das facilidades oferecidas por uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, inclusive com exames de raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório e leitos de observação. Se necessário, após 24 horas de observação, o médico encaminha o paciente para um hospital.
Segundo o Ministério da Saúde, uma UPA é capaz de solucionar 97% dos casos na própria unidade. É essa tranquilidade que a vereadora Joize Marques quer oferecer aos moradores de Colíder que necessitam de atendimento em saúde pública. A parlamentar é autora de uma indicação que solicita ao prefeito Hemerson Máximo (Maninho) e ao secretário municipal de Saúde, Franciano Perego, a viabilização junto ao governo federal de uma UPA 24 horas para o município.
A parlamentar afirma que a UPA é uma estrutura capaz de normalizar o atendimento nas unidades de saúde em Colíder e desafogar a demanda no Hospital Regional. “Pode oferecer segurança para todos aqueles que necessitam de serviços de saúde pública em qualquer hora do dia, porque a saúde não avisa o horário em que a pessoa vai adoecer. Por isso, é muito importante uma UPA 24 horas para realizar os exames e os atendimentos dos nossos pacientes”, justifica.
As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência nas cidades, com o objetivo de integrar a atenção às urgências. “Essa UPA para Colíder está sendo reivindicada há muitos anos. A primeira solicitação foi feita pelo ex-vereador Orlando Carlos Vieira, em 1997. Depois, em 2017, a ex-vereadora Dóris Sguizardi reiterou esse pedido. E, hoje, eu estou reforçando essa solicitação para a instalação da UPA 24 horas”, informa Joize Marques.
Redação: Sérgio Ober