Publicado: 11/03/2021 ás 12:01:00
Autor: Sérgio Ober
Apesar dos grandes investimentos que o aterro sanitário e a usina de reciclagem de Colíder receberam do governo municipal nos últimos anos, ainda é necessário reforçar a iluminação e melhorar algumas infraestruturas do espaço, que é administrado pela Prefeitura e parceria com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Acmar).
Em 2020, o vereador Zé Moreira apresentou uma indicação que solicitava esses investimentos no aterro sanitário. Nesta quinta-feira (11.03), o parlamentar e o secretário de Infraestrutura, Obras e Urbanismo, Robério Cavalcante, visitaram o local. “Fui procurado novamente por servidores da prefeitura que trabalham no aterro. Eles solicitam melhorias na infraestrutura, como a iluminação porque eles têm atividades noturnas lá”, explica.
O presidente da Acmar, Clodoaldo Gonçalves, também pede a Zé Moreira e Robério Cavalcante melhorias na cozinha e no banheiro. “Tudo para dar melhores condições de trabalho aos servidores públicos e aos associados da Acmar. E esse foi o objetivo da nossa visita ao local, no sentido de providenciar melhores condições de trabalho para aquele pessoal”, pontua Zé Moreira.
SAIBA MAIS
Até a sua implantação do aterro, em 2008, o local era um lixão a céu aberto e que, desde 1983, causava impactos ambientais e riscos para a saúde humana. Em 2005, foi iniciado um plano de gerenciamento de resíduos sólidos.
As famílias que faziam a coleta de materiais recicláveis no lixão também foram beneficiadas. Foi construída a usina de triagem e os catadores receberam qualificação e tiveram a atividade organizada e regulamentada através da Acmar.
O aterro sanitário de Colíder é uma das quatro unidades em Mato Grosso que possuem licença de operação emitida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).
Redação: Sérgio Ober