Os vereadores Ruam Batista (PTB) e Dóris Sguizardi apresentaram na sessão de segunda-feira (25.09) da Câmara de Colíder uma indicação endereçada ao secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ronaldo Vinha, visando a recuperação ambiental das margens e da nascente do rio Carapá e, consequentemente, impedir o desabastecimento de água na cidade e assoreamento do leito.
Os parlamentares sugerem a formalização de parcerias com a empresa Águas de Colíder, Senac, Senai, Lions, Rotary, moradores e poder público para a adoção de ações de reflorestamento e limpeza do rio.
Ruam e Dóris visitaram recentemente o rio Carapá no trecho que antecede o sistema de coleta da concessionária responsável pelo abastecimento da cidade. Em vários pontos após o reservatório o leito está completamente seco. Nem a chuva que cai nos últimos dias foi capaz de trazer a água de volta.
“A situação é muito grave. A degradação é grande. Eu estou muito preocupada com a situação do rio Carapá. Mas também creio que com o envolvimento de todos os setores da sociedade podemos promover a limpeza e a recuperação ambiental do rio”, entende Dóris Sguizard.
“O Carapá é o nosso rio. É o rio que abastece as nossas casas. Ele passa por este momento de calamidade com essa estiagem rigorosa, o que é muito triste. E a gente tem, sim, que lutar pela recuperação desse rio. E só conseguiremos isso através da unidade de todos os setores da sociedade colidense”, acrescenta Ruam Batista.