O vereador Jaime Lima (DEM) quer tornar obrigatória a apresentação do cartão de vacinação atualizado no ato da matrícula em escolas públicas e privadas de Colíder. O projeto de lei de autoria do parlamentar já tramita na Câmara de Colíder.
Para Jaime, a iniciativa pretende alertar os pais sobre a importância das vacinas e os períodos em que elas devem ser tomadas pelas crianças.
“A escola pública, geralmente, orienta sobre essa vacinação e cobra dos alunos. Mas na escola particular isso não acontece. Ela não cobra isso”, justifica.
O parlamentar explica que muitas doenças poder ser prevenidas através das vacinas. “Mas hoje em dia, infelizmente, não há nenhum tipo de obrigatoriedade para fazer isso”.
Jaime Lima explica que a proposta tem caráter educativo e servirá para conscientizar os pais da importância de manter as vacinas das crianças em dia.
“No caso de as vacinas estarem atrasadas, os pais serão orientados pela escola sobre o calendário de vacinação, mas não poderá se recusar a fazer a matrícula da criança”, esclarece.
O cartão de vacinação deve estar sempre atualizado, mas muitas vezes, à medida que o filho cresce, os pais deixam de procurar o posto de saúde para o reforço das vacinas.
"E esse projeto seria mais um fator para ajudar os pais a manterem o calendário vacinal atualizado", acrescenta o democrata.