Publicado: 27/09/2017 ás 09:22:00
Autor: Sérgio Ober - Assessor de Imprensa

O vereador Zé Moreira (PSD) apresentou durante a sessão ordinária de segunda-feira (25.09) o projeto de lei que cria o Estatuto do Pedestre de Colíder. A intenção é ter o pedestre no foco da política de mobilidade da cidade, prevendo intervenções como a melhoria das calçadas, sinalização e travessias em pontos estratégicos de ruas e avenidas.

“O objetivo é deixar claro para as pessoas quais são os direitos e deveres do pedestre”, explica Zé Moreira. “É uma lei específica que visa contribuir para a melhoria da nossa mobilidade urbana quanto à utilização das calçadas por comerciantes, por exemplo. O pedestre tem direito de trafegar livremente nas calçadas, sem interrupções ou obstáculos”, informa.

A sinalização é outra prioridade. A lei propõe que a sinalização vertical e horizontal faça parte dos projetos que visam a aplicação de recursos em recuperação de vias. “Por exemplo, a gestão de Noboru aplicou há meses a lama asfáltica, mas o projeto não previa investimentos em faixas de pedestres ou instalação de placas, que custa mais de um milhão de reais”, comenta o vereador.

Zé Moreira lembra que o vereador Denny já esteve em Cuiabá para ver se o governo estadual acelera a liberação desse dinheiro. “A minha lei torna obrigatória a inclusão nos projetos de recuperação asfáltica de recursos também para a sinalização”, destaca o parlamentar, acrescentando que muitas outras questões são regulamentadas pelo Estatuto do Pedestre. 

Todos os Direitos Reservados - Câmara Municipal de Colíder - 2025

Privacidade