Publicado: 15/02/2021 ás 10:11:00
Autor: Sérgio Ober
Foto por: Assessoria parlamentar
Colíder tem grande potencial para a produção de coco verde, uma alternativa importante para diversificar a renda nas propriedades rurais e fugir da dependência de uma única cultura. Além de ser uma bebida refrescante para amenizar a sede, o coco também é muito apreciado por suas propriedades medicinais, como fonte de fibras, sais minerais, potássio ou para dietas especiais.
Filha de pequenos agricultores, a vereadora Maria Helena trabalha para fortalecer a atividade econômica no campo. Na sexta-feira (12.02), a parlamentar acompanhou o secretário municipal de Agricultura, Benedito Brito, em uma visita ao produtor familiar Paulino Batista Marques, na comunidade Santa Fé, que está iniciando o plantio de coco verde em sua propriedade.
As mudas foram fornecidas a Paulino por Cândido Tomaz de Souza, que já produz o fruto em sua lavoura na comunidade São Lourenço. “O coco é uma variedade muito produtiva e que o senhor Paulino está introduzindo em sua propriedade. O secretário Dito levou essas mudas para que possa iniciar o seu plantio”, explica a vereadora.
LAVOURA RENTÁVEL
Paulino Marques é produtor em Colíder há 15 anos. “Ele já produz mandioca e quiabo, que abastecem o supermercado Machado. Agora, também quer investir na produção de coco, que tem boa demanda entre os consumidores de Colíder e região. Paulino também tem tanque de peixe na propriedade. Ou seja, a piscicultura é mais uma alternativa de renda”, relata Maria Helena.
A vereadora comenta que a diversificação nas propriedades rurais é fundamental. “Esse é o caminho para que o produtor familiar garanta maior rentabilidade. Mas só diversificar não adianta. Precisamos ajudar o pequeno proprietário rural a comercializar o que produz, apoiar com qualificação e assistência técnica. Garantir o acesso ao mercado consumidor é prioritário. E a minha meta será auxiliar o agricultor familiar de Colíder a tornar a lavoura um negócio rentável”, assegura Maria Helena.
DIFERENTES FINALIDADES
Do coco aproveita-se a água, que é bastante saudável pela riqueza de sais minerais. Já sua polpa é utilizada pela indústria para a fabricação de leite de coco e de coco ralado, ingrediente para a elaboração de chocolates, biscoitos, iogurtes e sorvetes, entre outros alimentos. A fibra extraída da casca é usada em estofamentos de veículos, enchimento de colchões, tapeçaria e na confecção de pincéis.
Redação: Sérgio Ober