O presidente da Câmara de Colíder, Rica Matos (PSD), e a vereadora Edina Martins de Oliveira (PT) se reuniram nesta quarta-feira (01/02/2017) com os 21 professores e servidores da Escola Municipal São Mateus, localizada a 10 quilômetros da cidade e que desenvolve disciplinas relacionadas à agroecologia e à economia solidária, com aulas práticas e teóricas.
Eles conversaram com a nova diretora, Virgínia Conceição, e conheceram as demandas da unidade, que atende cerca de 160 alunos do pré ao 9º ano. “O nosso pátio está tomado pelo mato, e a gente pede à Secretaria de Infraestrutura uma limpeza urgente. Também já pedimos apoio para espantarmos os pombos que habitam o interior da quadra de esportes”, relata a gestora.
Ela lembra que as aulas começam nesta segunda-feira (06/02). “Precisamos ainda de material pedagógico e de apoio. Eu espero que nos próximos dias tudo esteja resolvido, principalmente em relação à limpeza do pátio”, acrescenta Virgínia.
Outro problema envolve os professores e funcionários que moram na cidade e que dependem do transporte para chegar à escola. Atualmente, cada um recebe uma ajuda de custo de 16 centavos por quilômetro, valor considerado muito baixo e que está congelado há mais de quatro anos. Essa questão já foi apresentada à secretária de Educação, Tereza Mangolin.
“Nós vamos levar essas demandas à administração municipal para resolver com urgência essa questão do transporte e da limpeza do pátio. Mas é importante lembrar que os problemas atingem todo o município. Mas vamos tentar trazer aqui dois ou três servidores da Secretaria de Obras para dar uma geral no pátio da escola”, disse Rica Matos durante a reunião, destacando que a Câmara está trabalhando junto com o governo municipal.
Rica e Edina Martins também se comprometeram de pedir ao prefeito Noboru Tomiyoshi a reforma do prédio antigo da Escola São Mateus. Na estrutura funcionam duas salas de aula. “O local precisa passar por uma readequação urgente, inclusive pintura e quadros novos”, comenta a vereadora Edina.