Publicado: 19/08/2021 ás 15:13:00
Autor: Assessoria de imprensa Halef Herbert

Foto por: Halef Herbert

A Câmara municipal de Colíder aprovou nesta última segunda-feira (16/08), o projeto de lei de autoria do vereador Luciano Milani, lei que visa reconhecer o rodeio em cavalos da modalidade cutiano como forma de expressão do patrimônio histórico cultural de Colíder-MT.

A modalidade foi criada no Brasil e não existe nas competições internacionais, visto trata-se de um estilo de montaria que possui intensa ligação com a vida no campo e o trato dos animais.

Consiste, na verdade, na montaria em cavalos bravos e nasceu da necessidade dos peões de amansar cavalos xucros enquanto guiavam comitivas de um ponto a outro do país. Aos poucos, essa montaria foi se tornando uma espécie de entretenimento para os peões que realizavam disputas para ver quem conseguia se manter mais tempo sobre o cavalo bravo.

O vereador ressalta que a pratica desta modalidade em rodeios beneficia não somente os atletas, mais também outros setores da economia do município tais como: veterinários, hotéis, restaurante...

Tendo em vista que estamos encaminhando para final da vacinação contra a covid-19, o vereador afirma que se faz necessário a volta desta modalidade cutiano assim como de outros esportes que são indispensáveis para vida dos cidadãos de Colíder.

Todos os Direitos Reservados - Câmara Municipal de Colíder - 2025

Privacidade