Publicado: 25/02/2021 ás 08:01:00
Autor: Sérgio Ober
Os terrenos baldios na região urbana são potenciais focos de reprodução e proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças endêmicas como dengue, zika e chikungunya em Colíder. Para pressionar a limpeza destes locais, o vereador Zé Moreira encaminhou indicação ao prefeito Hemerson Máximo (Maninho) onde orienta a notificação dos proprietários.
“É preciso notificar. E o proprietário não providenciar a limpeza, deverá multado e também cobrado, através do IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano], pela limpeza realizada pela prefeitura”, recomenda Zé Moreira. “Andando pela cidade, é possível constatar que a grande maioria dos lotes encontra-se em condições lamentáveis, com muito lixo, totalmente propícia à proliferação da dengue”, alerta.
Conforme o vereador, a notificação surtirá efeito positivo e será importante para conscientizar os proprietários sobre os problemas que esses locais sujos, com lixo e matagal, causam à saúde das pessoas. “A dengue é uma preocupação muito grande no nosso município. Temos vários casos de dengue hemorrágica. Então, temos que manter os imóveis limpos e livres de objetos e plantas que acumulem água parada, que é onde o aedes aegypti se reproduz”, pondera Zé Moreira.
Para o parlamentar, a epidemia da covid-19 também causa prejuízos às ações de combate ao mosquito da dengue. “Com isso, essa doença também está muito forte. É preciso fazer a notificação daqueles proprietários que não se responsabilizam pelos seus lotes e não fazem a limpeza. O poder público tem que fazer a sua parte e chamar esses proprietários para a sua responsabilidade”, acrescenta.
Redação: Sérgio Ober