Publicado: 08/04/2021 ás 08:26:00
Autor: Acessória de imprensa
Como forma de garantir a imunização de toda a população do município contra a covid-19, o vereador Marcelo Canova (MDB) defende que a Prefeitura de Colíder viabilize a compra de vacinas contra o vírus com recursos próprios ou utilizando o dinheiro que é repassado pelo governo federal para o enfrentamento da pandemia.
O parlamentar encaminhou esta semana ao prefeito Hemerson Máximo (Maninho) uma indicação onde apresenta essa cobrança. “A gente vê tantas mortes, vê tanto sofrimento. Diante disso, o executivo deve adotar medidas enérgicas. Precisamos fazer as escolhas certas. Não podemos ficar apenas na compra de mais leitos e medicamentos. São medidas importantes e salvam vidas, sem dúvida, mas são paliativas”, afirma Canova.
Para o parlamentar, a única ação capaz de fazer recrudescer a pandemia é a vacinação. “Não tem outro jeito. Apesar de todos os investimentos, as pessoas vão continuar morrendo. Então, precisamos tomar uma atitude mais concreta e que proteja as pessoas, que é a aquisição de vacinas. O STF [Supremo Tribunal Federal] já deu, inclusive, parecer favorável para que estados e municípios possam comprar esses imunizantes”, informa.
Canova chama a atenção do Consórcio Intermunicipal de Saúde e das prefeituras. “Não fiquem só na intenção. O prefeito Rubão colocou que tem a intenção de comprar 60 mil doses. Bacana. É isso aí. Sai da zona de conforto e vem para a guerra. Todo mundo tá com medo de sair de casa e de perder um ente querido. Por isso, cobro dos municípios a aquisição dessa vacina. Só assim a população estará protegida contra essa doença. Comprar o imunizante deve ser o objetivo principal. Qualquer outro gasto é paliativo”, avalia o parlamentar.
COLÍDER TEM RECURSOS
Canova entende que o prefeito Maninho e o secretário municipal de Saúde devem assumir essa responsabilidade de comprar as vacinas e fazer a diferença. “Eles podem ser um divisor de águas, uma referência para o Estado. Eu acredito muito neles. Então, que eles chamem essa responsabilidade para si e adquiram essas doses. Só assim teremos vida. Por enquanto, nós só temos sobrevida. Colíder não pode se furtar dessa responsabilidade”, argumenta.
O parlamentar lembra que Colíder tem dinheiro em caixa para comprar o imunizante. “Uma dose custa nove dólares. Na cotação atual, são cerca 54 reais por dose. Vezes 30 mil doses, dá R$ 1.620.000. E Colíder tem esse dinheiro para comprar. Tem o recurso federal repassado para a covid. E está sobrando. Mas precisamos que essa compra seja feita através de uma parceria com os demais municípios e o consórcio intermunicipal, que é para garantir a procedência e a qualidade das vacinas”, relata Canova.
PAGAMENTO DE VENCIMENTOS
Marcelo Canova também voltou a cobrar do Consórcio Intermunicipal de Saúde o pagamento dos vencimentos atrasados aos servidores do Hospital Regional de Colíder. “São adicionais, são horas extras. A gente sabe que tem profissional ali fazendo plantão de 36 horas. Por isso, gostaria que o presidente do consórcio e os demais prefeitos da entidade fossem sensíveis e cobrassem isso do governo do Estado e da Secretaria Estadual de Saúde esse pagamento”, pontua.
CONDOLÊNCIAS
“Quero, também, deixar as minhas condolências a todas as famílias que perderam seus entes queridos. Que Deus possa confortar o coração de todos. É uma situação difícil e que abala toda a população. Então, as prefeituras, o consórcio e o Estado não podem se furtar dessa responsabilidade. Vamos comprar essas vacinas. É a única solução. Não deixem o nosso povo morrer. Parem de cometer os mesmos erros”, finaliza Canova.
Fonte: Assessoria de Marcelo Canova