Publicado: 10/02/2021 ás 11:49:00
Fonte: Sérgio Ober

A Câmara de Colíder realizou na noite desta terça-feira (09.02) a sessão ordinária que marcou o início do ano legislativo. O prefeito Hemerson Máximo (Maninho), o vice-prefeito Valmir Teixeira, secretários municipais e moradores prestigiaram o evento, que também pode ser acompanhado ao vivo pelas redes sociais. A Guarda Mirim fez a condução dos pavilhões e o frei Edson Marcos Minski promoveu a bênção dos trabalhos legislativos.

Primeira mulher a assumir a presidência da Câmara de Colíder, a vereadora Ana Flávia Rodrigues (Flavinha) enaltece a importância manutenção do diálogo construtivo e honesto com o governo municipal em busca de alternativas, propostas e soluções para recolocar Colíder nos trilhos do desenvolvimento econômico e social.

“O prefeito Hemerson está totalmente aberto às nossas demandas, às demandas dos vereadores. É uma nova gestão. Também na Câmara houve uma renovação de mais de cinquenta por cento. Vereadores e vereadoras com novos ânimos e a população acreditando muito”, afirma Flavinha. “Tenho certeza que será uma relação harmônica. Estamos bem alinhados em propostas por uma Colíder melhor, mais forte e mais desenvolvida”, garante.

Flavinha também destaca que a Câmara de Colíder não irá se furtar das suas responsabilidades. Segundo ela, a sociedade deseja um parlamento municipal ativo e ágil para oferecer as respostas viáveis que a cidade e as pessoas que nela vivem tanto precisam. “A nossa ideia é criar a sessão itinerante, levar as nossas sessões para os bairros, para as comunidades, para perto da população”, informa a vereadora.

A presidente acrescenta que a sua gestão irá oferecer a todos os vereadores uma estrutura adequada para garantir maior participação nas decisões e trabalhar com tranquilidade. “A minha presidência na Câmara incentivará o diálogo com todos os vereadores. Quero fortalecer as comissões e fortalecer o envolvimento dos vereadores com a população”, pontua Flavinha.

VISÃO DE FUTURO

O prefeito Maninho destaca que a harmonia entre os dois poderes, através do diálogo respeitoso, entregará resultados efetivos que vão melhorar a vida das pessoas de Colíder. “Temos uma visão de futuro. Queremos diálogo e compromisso com o legislativo municipal para que a gente possa fazer grandes projetos e promover as grandes entregas para a população, que espera que Colíder prospere, de verdade, para todos”, salienta.

Para o vice-prefeito Valmir Teixeira, a boa relação com a Câmara será fundamental para que o prefeito Maninho possa desenvolver uma gestão eficiente. “E a Câmara sinaliza aí um diálogo muito bom para essa administração nos próximos quatro anos. Será um bom relacionamento. Temos vereadores renovados e com bastante capacidade técnica em várias áreas. Isso é muito importante e, com certeza, trará muitos benefícios para a população”, avalia.

PRONTOS PARA TRABALHAR

Os vereadores reconhecem que os desafios são enormes, mas que estarão sempre prontos para trabalhar em parceria com prefeito e secretários para garantir o atendimento das demandas do cidadão. “A prefeitura tem demonstrado esse interesse em ter uma relação bem próxima e bacana com a Câmara”, pontua o líder do prefeito no legislativo, Euler Rodrigues. “O prefeito tem buscado, bravamente, recursos para o nosso município e a Câmara tem sido parceira na aprovação dos projetos que têm partido do executivo”, comenta o vereador.

Independente do prefeito que estivesse no cargo, Alencar Pereira afirma que sempre atuou em parceria com a administração municipal. “O vereador precisa do prefeito e o prefeito precisa do vereador, que precisa da sociedade. Então, é importante trabalhar em harmonia”, diz o vereador. “Não pode ter briga, não pode ter discussão. O melhor é andar pelo caminho mais correto e transparente para alcançar o êxito em prol da população de Colíder”, comenta.

Adriano Santos afirma que todos os vereadores estão comprometidos com o bem-estar das pessoas de Colíder e com o crescimento do município. “Para isso, precisamos desse bom relacionamento com a prefeitura”, avalia. “Nós estamos com muita vontade mesmo, com muita determinação, para conseguirmos atender as demandas da população e dar melhorias. A gente vê que a gestão municipal está trabalhando muito e projetando novas ações e melhorias para o nosso município”, enaltece o vereador.

OUVINDO A POPULAÇÃO

A vice-presidente da Câmara, Leila Teixeira, aponta que os vereadores estão atuantes, conversam com moradores e vistoriam serviços públicos em todo o município. “Estamos participando de reuniões, levantando as necessidades e apresentando as demandas ao executivo pessoalmente ou através de indicações e projetos. E o secretariado tem nos atendido com muito carinho e dedicação, o que ajuda a dar agilidade no atendimento à população”, diz a vereadora.

Iniciando o seu segundo mandato como vereador, Jaime Lima enfatiza que a população confia muito na Câmara Municipal. “Sei que a gente não consegue atender todas as cobranças, mas o que estiver ao nosso alcance a gente vai correr atrás para buscar a solução nas secretarias municipais, seja em saúde, infraestrutura, educação ou segurança. Estamos aí para representar a nossa sociedade de Colíder. Por isso, naquilo que for bom para a nossa sociedade, estamos juntos com o prefeito”, menciona.

O vereador Luiz Fiscal coloca que executivo e legislativo devem trabalhar unidos e focados em avanços econômicos e sociais para Colíder. “O prefeito Maninho vai ter o total apoio de Luiz Fiscal e de todos os vereadores. O prefeito e os secretários estão nos atendendo e isso é muito bom. Quem ganha quando prefeito e vereador trabalham juntos é a população, é a nossa cidade”, afirma o parlamentar.

O vereador Marcelo Canova espera que essa relação amistosa que acontece, neste momento, entre a Câmara e a Prefeitura perdure pelos próximos quatro anos. “Cuidar das pessoas de Colíder é a missão que a gente tem. Temos que buscar essas demandas, trazer ao executivo para atender da forma mais correta possível, baseado na legalidade e na transparência. Hoje, a gente tem uma Câmara renovada, com pessoas boas, honestas. E os vereadores estão unidos em prol da nossa cidade, em prol de Colíder”, argumenta.

MAIS RECURSOS PARA COLÍDER

A conquista de mais recursos estaduais e federais para o município é uma necessidade apontada pelo vereador Luciano Milani. “O prefeito Maninho e os vereadores devem trabalhar para trazer novos recursos para Colíder. Precisamos nos aproximar mais dos nossos deputados, precisamos alavancar o nosso município. Precisamos de mais infraestrutura, investimentos em novas empresas. E nós estaremos ao longo do ano buscando essas parcerias e recursos junto com o Governo do Estado e em Brasília”, defende.

Rica Matos concorda que esse início de ano aponta para uma relação muito frutífera entre prefeito e vereadores. “O prefeito Maninho tem sido muito sensível com todos os vereadores. Sem menosprezar as legislaturas anteriores, essa é uma que tem tudo para dar certo, porque têm vereadores muito inteligentes e com uma garra muito grande para fazer as coisas acontecerem. A gente torce muito para que o prefeito e seus secretários consigam fazer com que o município avance. E, com certeza, nós vamos avançar muito”, acredita.

Maria Helena, primeira secretária da Câmara, avalia que a renovação na Câmara e na Prefeitura é uma oportunidade que pode trazer maior dinamismo a Colíder. “O legislativo está com oito novos vereadores, sendo quatro mulheres. Temos um novo prefeito, que está nos apoiando, buscando recursos em Cuiabá e em Brasília. Era isso que a população queria. E nós estamos nas comunidades acompanhando os trabalhos na agricultura, na infraestrutura, na saúde e na educação e procurando atender as demandas da população”, menciona a parlamentar.

INDEPENDÊNCIA DOS PODERES

A vereadora Joize Marques apoia o diálogo entre os poderes, mas aponta a necessidade da manutenção da independência dos poderes. “É claro que deve haver a harmonia, mas respeitando as suas atribuições”, afirma. “Uma Câmara forte é uma Câmara independente, porque somos nós que representamos a sociedade, somos nós que damos voz ao cidadão. Se não nos posicionarmos e trazermos aquilo que a sociedade quer e reivindica, não faz sentido a existência do legislativo. São casas diferentes”, avalia.

Zé Moreira também lembra que o vereador tem o papel de fiscalizar as ações do poder executivo, mas que também tem a responsabilidade de contribuir com o desenvolvimento do município. “Devemos ajudar, buscando recursos, propondo as melhorias, fazendo os requerimentos e as indicações”, pontua. “E nós, vereadores de segundo mandato, somados aos novos parlamentares, a gente quer, sim, contribuir com o crescimento e o desenvolvimento do município”, acrescenta o vereador.

 

Redação: Sérgio Ober

 


Vídeos
Todos os Direitos Reservados - Câmara Municipal de Colíder - 2025

Privacidade