Nesta quinta-feira (22.03) foi comemorado o Dia Mundial da Água. O presidente da Câmara de Colíder, Rica Matos (PSD), pede para que os moradores adotem medidas para economizar e cuidar da água, como não jogar lixo nas ruas e nos rios.
Rica lembra ainda que a população bebe esta mesma água e frisa a dificuldade que o abastecimento da cidade enfrenta todos os anos durante o período de estiagem.
“Em 2017, a concessionária responsável pelo tratamento e distribuição da água em Colíder chegou a implementar alguns dias de racionamento devido à baixa vazão do rio Carapá, de onde a água é captada”, ressalta.
O presidente lembra que a Câmara de Vereadores está preocupada com a questão e que no ano passado chegou a realizar uma audiência pública para debater a questão entre a empresa Águas Colíder, autoridades e população.
“Nós, vereadores, estamos muito atentos a esta questão e não queremos que a crise de falta de água ocorrida em 2017 venha a se repetir em 2018”, comenta Rica Matos.
Rica destaca, ainda, que todo cidadão tem direito a água de qualidade e saneamento básico, pois são bens assegurados por lei para toda a população.
O presidente da Câmara de Colíder reforça que é de extrema importância que as pessoas façam o uso racional e ajudem na sua preservação, pois essa atitude irá garantir qualidade de vida para todos.
“A água é um bem único e o mais importante. É necessário que todos nós a conserve e proteja, para deixar livre de qualquer tipo de poluição”, pontua o vereador.
O Dia Mundial da Água foi constituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 22 de março de 1992, e visa conscientizar a população.
“A água é um recurso essencial para a sobrevivência, então é necessário que se cuide e preserve sempre”, complementa Rica.