Publicado: 29/04/2025 ás 15:00:00
Autor: Jornalista 0001873MT – José M. Cardoso Filho
Fonte: Departamento de Projetos e Ações Legislativas
Foi aprovada por unanimidade duas indicações de autoria da vereadora Joize Marques. A primeira de nº136/25, direcionada a deputada Estadual Janaina Riva, mostrando a necessidade de viabilizar apoio financeiro por meio de emenda parlamentar visando atender a área da saúde do município de Colíder-MT. Com a finalidade de atender as demandas reprimidas de consultas e exames de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que necessitam de laudos médicos especializados.
Justificativa: "Diante da realidade enfrentada por nosso município, que apresenta um elevado número de crianças e adolescentes aguardando atendimento médico neurologista. A escassez desse profissional tem gerado sérios prejuízos às famílias atípicas, pois o diagnóstico tardio impacta negativamente o desenvolvimento social, educacional e psicológico das pessoas com TEA.
O apoio da deputada será de grande relevância para viabilizar atendimentos especializados, proporcionarndo diagnósticos precoce, além de garantir um tratamento adequado, promovendo assim qualidade de vida às famílias colidenses.
A legisladora solicitou o empenho da deputada Janaina Riva, para viabilizar recursos por meio de emenda parlamentar, visando suprir essas necessidades do município de Colíder-MT”.
A segunda de nº 137/25, também de autoria da vereadora Joize Marques, indica a Sra. Mara Lemos Martins, Secretária Municipal de Saúde e Saneamento Básico de Colíder-MT, e ao Sr. Adriano Ribeiro, Secretário Municipal de Infraestrutura, Obras e Urbanismo, que seja adotadas, com urgência, as providências necessárias para a instalação de um bebedouro de água potável e a realização de reforma adequada na Unidade de Reabilitação de Colíder-MT, visando proporcionar melhor condições de atendimento e conforto aos usuários e servidores.
“O alto número de atendimentos realizados diariamente na Unidade de Reabilitação, carece de infraestrutura adequada. Atualmente, não há um bebedouro disponível para uso, restando apenas uma geladeira antiga com a portas amarrada. A ausência de um equipamento apropriado compromete o bem-estar dos usuários e servidores.
Ressalta que a reforma do prédio e a disponibilização de água potável são medidas básicas, mas fundamentais, para assegurar um atendimento de saúde mais humanizado e eficiente”. Afirmou na Tribuna Livre a vereadora Joize Marques.