Publicado: 03/03/2021 ás 08:46:00
Autor: Sérgio Ober

 

É bem comum encontra entulho, árvores, sofás e lixo jogados nos canteiros centrais das avenidas de Colíder. É uma atitude que mostra a falta de compromisso de muitos moradores com a cidade. O vereador Alencar Pereira lamenta o descaso e pede rigor na fiscalização e punição às pessoas que realizam o descarte irregular desse material em vias públicas.

O vereador encaminhou ao prefeito Hemerson Máximo (Maninho) e à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras e Urbanismo uma indicação onde solicita a tomada de providências e ações para inibir esse tipo de atitude que enfeia ruas e avenidas.

“É uma questão que incomoda a mim e muita gente. As pessoas querem a melhoria da cidade. Querem uma cidade bonita, um canteiro bonito e bem cuidado. Mas tem muitos que cortam suas árvores e recolhem seus lixos e jogam no meio da avenida, como se fosse algo normal. Isso é fato de compromisso com Colíder”, afirma.

Conforme Alencar, a Prefeitura de Colíder não tem a obrigação de recolher esse material jogado nos canteiros. “Cabe ao município recolher apenas o lixo doméstico. Mas galhos e sofás, não. Essa destinação cabe ao morador. A prefeitura faz esse tipo de serviço, mas isso sempre me incomodou. O proprietário deve colocar esses entulhos na porta da sua casa, não na avenida”, comenta.

DISQUE-DENÚNCIA

Alencar Pereira sugere ao governo municipal a disponibilização de um disque-denúncia, para que os moradores possam ligar e apontar o vizinho que comete essa irregularidade. “Não podemos deixar que essas pessoas sujem a nossa cidade. Não adianta a prefeitura roçar a grama, deixar os canteiros bonitos, se no outro dia tem um monte de lixo jogado ali. Tenho certeza que a maioria ordeira fica incomodada, mas não tem coragem de denunciar quem faz isso. Por isso, que o prefeito disponibilize um número de telefone para que as pessoas possam denunciar”, sugere o vereador.

O parlamentar acredita que notificações e, até mesmo, multas, inibirão os moradores sujões de jogar seus lixos e entulhos em qualquer lugar. “É preciso punir os infratores. As pessoas tem que ser educadas. Não podem tratar a cidade de qualquer jeito”, comenta Alencar Pereira. “Quem chega de fora e vê esse monte de lixo no canteiro vai falar que as pessoas de Colíder são mal-educadas e desordeiras. Por isso, o cidadão deve ter compromisso com Colíder e manter a cidade limpa”, afirma.

 

Redação: Sérgio Ober

Vídeos
Todos os Direitos Reservados - Câmara Municipal de Colíder - 2025

Privacidade