Publicado: 17/03/2026 ás 10:00:00
Autor: Jornalista 0001873MT – José M. Cardoso Filho
Fonte: Departamento de Projetos e Ações Legislativas
Município de Colíder-MT
Entre os dias 05 e 08 de março, o Ginásio de Esportes “C.C.C.E. Fraternal” transformou-se no epicentro do futsal regional. A 3ª Copa Colíder de Futsal “Pratas da Casa” consolidou-se como um dos maiores eventos esportivos do interior, culminando em uma justa homenagem ao seu organizador, Elias Alves dos Santos, que recebeu esta semana uma Moção de Aplausos na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Fernando Consone.
Integração e competitividade
O torneio não foi apenas uma disputa por troféus, mas um verdadeiro intercâmbio cultural e esportivo. Com a participação de 47 equipes divididas entre as categorias Adulto, Sub-20, Sub-17 e Sub-15, o evento atraiu atletas de 25 municípios diferentes. O destaque ficou para a presença da delegação de Uberlândia (MG), evidenciando que o prestígio da Copa já rompeu as fronteiras de Mato Grosso.
Ao todo, foram distribuídos R$ 40 mil em premiações, um incentivo direto que valoriza o esforço de jogadores e comissões técnicas.
O Esporte como ferramenta de cidadania
Para o Legislativo Municipal, a homenagem a Elias Alves dos Santos justifica-se pelo "alto nível de comprometimento e espírito público" na condução do evento. Mais do que placares, a Copa promoveu:
Integração Social: Unindo famílias e torcidas de diversos bairros em um ambiente festivo.
Formação de Cidadania: Reforçando valores como disciplina e respeito mútuo entre os jovens atletas.
Vitrine de Talentos: Dando visibilidade aos talentos da terra e incentivando a prática de hábitos saudáveis.
Reconhecimento público
De autoria do vereador Fernando Consone, foi aprovada em 16/03/26 a Moção de Aplausos nº 006/26. A honraria, aprovada pelo Soberano Plenário, registra nos anais da Casa de Leis o reconhecimento do legislador à dedicação de quem acredita no esporte como motor de transformação. "A impecável condução do evento elevou o nome de nosso município", destacou Consoni no texto da moção, reafirmando Colíder como um polo de lazer e emoção para toda a região.