Câmara de Colíder e Edina Martins lamentam falecimento do ex-presidente da subsede de Colíder do Sintep-MT e da presidente estadual da entidade
Publicado em: 03/12/2018 ás 13:07:00 Autor: Sérgio Ober - Assessor de Imprensa

A Câmara de Colíder e a vereadora Edina Martins de Oliveira (PT) lamentam o falecimento do ex-presidente da subsede local e ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Júlio César Viana (65), e da atual presidente estadual da entidade, Jocilene Barboza dos Santos (43).

Atual presidente da subsede de Colíder do Sintep, Edina Martins destaca que este é um momento muito triste para a militância sindical e para o trabalhador da educação mato-grossense.

“São duas perdas irreparáveis para o sindicalismo de Mato Grosso. Júlio César Viana é protagonista da construção histórica do movimento sindical do estado. E a companheira Jocilene lutou incansavelmente pela ampliação e defesa das políticas públicas e pelos direitos sociais”, comenta a vereadora.

Os sindicalistas morreram em um acidente na BR-163, próximo ao Posto Gil. A caminhonete Amarok deslizou na pista e bateu de frente com uma carreta. Jocilene e Júlio César retornavam de Juara.

Segundo a Rota do Oeste, concessionária da rodovia, o acidente ocorreu por volta de 14h39 no km 540 da BR-163. Chovia no momento do acidente, registrado em uma região de decida e curva.

JOCILENE

Jocilene Barboza dos Santos era militante sindical desde 1995, quando ingressou na rede estadual, em Alta Floresta, como técnica administrativa educacional. Era formada em Ciências Biológicas e mestre em Educação.

Natural de Fátima do Sul (MS), Jocilene residia em Mato Grosso desde 1989. No Sintep/MT atuou como secretária de funcionários, secretária geral, vice-presidente até ser eleita presidente da entidade em 29 de junho de 2018. Também foi presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), de 2016 a 2018.

JÚLIO CESAR

O professor Júlio Cesar Martins Viana é natural do Rio de Janeiro e veio para Mato Grosso em 1982. Residia em Colíder, onde estava lotado como professor no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja).

Em 1997, Júlio Cesar foi vice-presidente do Sintep/MT e assumiu a presidência da entidade por ocasião do afastamento do então presidente para concorrer ao cargo de Governador do Estado.

Filiou-se à Associação Mato-grossense dos Professores (AMP) em 1984. Dirigiu a Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Mato Grosso de 2003 a 2009. Foi eleito presidente do sindicato nas duas gestões que se seguiram, período de (1998 a 2003) e (2003 a 2006).

EDINA ASSUME ARTICULAÇÃO SINDICAL

Júlio Cesar era gestor da Secretaria de Articulação Sindical do Sintep/MT, tendo Edina Martins como secretária adjunta. Com o falecimento do professor, a vereadora de Colíder assume a titularidade da pasta.