Vereadores viabilizam liberação de recursos para Colíder durante viagem de trabalho a Cuiabá; comitiva cobra mais investimentos
Publicado em: 12/03/2018 ás 14:05:00 Fonte: Sérgio Ober - Assessor de Imprensa

Durante viagem de trabalho a Cuiabá, nos dias 7 e 8 de março, o presidente Rica Matos (PSD), o vice-presidente Marcos Aragão (Marquinhos – PSD) e os vereadores Alencar Pereira (DEM), Denny Serafini (Pros), Zé Moreira (PSD) e Ruam Batista (PTB) visitaram autoridades estaduais para apresentar cobranças de investimentos e conquistaram a liberação de recursos financeiros importantes para Colíder.

O vice-governador Carlos Fávaro (PSD) garantiu aos parlamentares a assinatura nesta quarta-feira (14.03) do convênio que libera R$ 1 milhão para a conclusão do projeto de revitalização do Lago dos Pioneiros. “Trata-se de uma compensação ambiental paga pela empresa responsável pela hidrelétrica de Sinop. O dinheiro permitirá a implantação do paisagismo, como o plantio de grama, e outras obras necessárias para deixar o espaço adequado para o lazer e o entretenimento dos moradores de Colíder”, pontua Rica Matos.

Já o deputado estadual Pedro Satélite (PSD) anunciou a liberação de R$ 333 mil, através de emenda parlamentar do senador José Medeiros (Podemos), destinados à aquisição de equipamentos para a unidade de Pronto Atendimento do Sesp. “Esse dinheiro deverá ser liberado até o fim deste ano pelo governo federal”, acredita o presidente da Câmara.

Outra conquista de recursos para Colíder foi anunciada pelo deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho (PR). “Ele viabilizou junto ao ministro Blairo Maggi a liberação de R$ 500 mil pelo Ministério da Agricultura para a aquisição de uma máquina PC”, informa Zé Moreira.

INTERNET DE BAIXO CUSTO

Em reunião agendada pelo vereador Marquinhos, o assessor especial do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) e deputado federal licenciado José Augusto Curvo, o Tampinha (PSD), confirmou aos vereadores para maio a implantação em Colíder do programa ‘Internet para Todos’. Nesta segunda-feira (12.03), o prefeito Noboru Tomiyoshi assina em Brasília o convênio com o governo federal.

“Colíder saiu na frente já em 2017, quando antecipou o cadastro junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Com isso, o município garante o acesso a uma internet de baixo custo tanto às pessoas da cidade quanto para aquelas que residem nas comunidades”, comemora Marquinhos. “É uma conquista importante para as pessoas de Colíder graças ao apoio de deputado Tampinha”, ressalta o vereador.

REIVINDICAÇÕES

Os vereadores também protocolaram no gabinete de vice-governador ofícios que cobram a reforma completa do prédio da 3ª Companhia de Polícia Militar, a nomeação de um delegado para atendimento exclusivo em Colíder e a ampliação do efetivo da Delegacia de Polícia Civil. “Colíder precisa desses investimentos na segurança pública. A cidade apresenta um alto índice de crimes. Precisamos garantir maior segurança e tranquilidade para as pessoas”, avalia Alencar Pereira.

Outra reivindicação feita a Carlos Fávaro solicita agilidade por parte da Secretaria Estadual de Saúde na liberação dos recursos necessários para garantir o funcionamento da unidade de terapia intensiva neonatal do Hospital Regional de Colíder. “A unidade está instalada e devidamente equipada, mas permanece parada devido à falta de dinheiro para a viabilização da equipe profissional”, informa Marquinhos.

AGENTES DE SAÚDE E SEMANA INDÍGENA

Os vereadores também acompanharam representantes indígenas de Colíder em uma reunião na Secretaria Estadual de Cultura para obter o apoio do governo estadual para a 1ª Semana dos Povos Indígenas de Colíder, programada para acontecer de 18 a 21 de abril. Conforme Zé Moreira, a liberação de recursos não é possível devido à proximidade da data do evento. “Mas ficou garantida a inclusão da semana indígena no calendário estadual de eventos”, diz.

O grupo também esteve no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), onde solicitou ao conselheiro Luiz Carlos celeridade na elaboração do parecer sobre a legalidade da liberação pelas prefeituras da certificação aos agentes comunitários de saúde. Em Colíder, 24 profissionais da área contratadas através de teste seletivo realizado em 2006 reivindicam o documento.

AGENDA POSITIVA

Zé Moreira avalia que a comitiva de vereadores obteve grandes avanços em Cuiabá. “Levamos pautas importantes para a nossa cidade, principalmente nas áreas da saúde e da segurança. Conseguimos ainda garantir a liberação de recurso para uma máquina PC, para compra de equipamentos para o Sesp e para a conclusão das obras do Lago do Pioneiro. Tudo isso, vai beneficiar a população de Colíder”, afirma o vereador.

“Obtivemos resultados muito importantes para Colíder”, reforça Denny Serafini. “Também mostramos que os vereadores estão unidos para garantir a retomada do desenvolvimento da nossa cidade. Queremos construir pilares sólidos para oferecer mais qualidade de vida para as pessoas de Colíder. Se você tem boa saúde, boa educação, boa infraestrutura, você atrai empresas e gera emprego e renda”, acrescenta.

Ruam Batista também destaca que a união dos vereadores é fundamental para trazer investimentos a Colíder. “Queremos que a nossa cidade volte a crescer. Por isso, essas viagens de trabalho a Cuiabá são muito importantes para alertar as autoridades estaduais sobre as nossas necessidades. Nós, da Câmara de Colíder, queremos criar oportunidades para que possamos construir um município bom para as pessoas e bom para os negócios”, aponta o vereador.