Câmara parabeniza servidoras, vereadoras e todas as mulheres de Colíder pelo Dia Internacional da Mulher
Publicado em: 08/03/2018 ás 09:32:00 Autor: Sérgio Ober - Assessor de Imprensa

Nesta quinta-feira, dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. É uma data para refletir a respeito da importância da grande contribuição feminina para a construção de uma sociedade justa e igualitária. O presidente da Câmara de Colíder, Rica Matos (PSD), parabeniza as vereadoras Edina Martins (PT) e Dóris Sguizardi (DEM), as servidoras do legislativo e todas as mulheres do município.

Rica diz que a Câmara defende iniciativas relacionadas aos direitos femininos e que promovam a melhoria da qualidade de vida das mulheres. “Defendemos o aumento da liderança e participação das mulheres na sociedade e na política. Queremos a eliminação de todas as formas de violência e a adoção de leis, políticas e programas de igualdade entre homens e mulheres”, pontua.

O presidente lembra que a luta pela igualdade de direitos deve ser constante. "Ainda resta muito por fazer em Colíder, no Mato Grosso e em todo o país para garantir os direitos das mulheres e o seu acesso aos direitos básicos, como saúde, educação, segurança, justiça social e emprego e renda. Por isso, entendo que a luta pela igualdade de direitos para a mulher continua".

UMA LUTA QUE CONTINUA

Para o diretor-geral da Câmara, Rafael Pio, é importante que seja assegurado o acesso da mulher a todos os espaços. “É preciso que as mulheres assumam responsabilidades em todos os segmentos sociais, nas empresas, na família, na política. Devemos continuar a refletir e debater sobre questões que ainda precisam ser conquistadas. Os direitos à proteção ainda precisam alcançar aquelas tantas mulheres desconhecidas, tantas vezes desprezadas, diminuídas e abandonadas à própria sorte", afirma.

Rafael Pio enaltece a importância da participação feminina na condução dos trabalhos da Câmara de Colíder. “Todas estão aqui por méritos próprios. Cada uma, as vereadoras e as servidoras, tem a sua habilidade, a sua importância e o seu valor nesta Casa. Parabenizo a todas pela passagem do Dia da Mulher. E que todas continuem conquistando o mundo que sonham e que merecem”.

DATA HISTÓRICA

Oito de março é comemorado o Dia Internacional da mulher, data que lembra a luta por direitos e igualdade que tomou força no final do século XIX, entre as operárias convocadas para fortalecer o crescimento da Revolução Industrial.

A data tem mais de um evento que a origina. Um deles é a II Conferência Internacional de Mulheres na Dinamarca (1910), outro é o levante de operárias na Rússia (1917). O evento da Rússia aconteceu em 8 de março, data que foi escolhida para ser lembrada como dia de luta.

Em 1911, 130 operárias de uma fábrica em Nova Iorque morreram em decorrência de um incêndio. O evento resultou em reivindicações por mais segQrança nas condições de trabalho que se espalharam pelos Estados Unidos e pela Europa.

Tragédias como essa foram determinantes para a legislação de segurança predial em vigor, pela qual os Corpos de Bombeiros são os principais responsáveis em fiscalizar.